Diálogo artístico:
Influências temáticas entre som e imagem na indissociável relação de saberes no campo das artes
Palavras-chave:
Arte e música, Som e imagem, Processo de ensinoResumo
Este artigo apresenta um estudo qualitativo, averiguando diferentes manifestações artísticas, relações e influências que envolvem artistas que se utilizaram do som e da imagem no processo criativo. Num breve percurso histórico, foi possível averiguar as experiências heterogêneas que serviram de parâmetros na pesquisa, levando em consideração as tendências que predominaram e emergiram na tradição musical, podendo exemplificar o ensino tradicional em relação ao aprendizado de música. Na fundação do ensino de som, cultura, arte e suas ideias. Dentre eles, foram considerados os trabalhos de vários artistas como Kandinsky, Andy Warhol, John Cage, George Maciunas, Alexander, Marc Chagall, Viktor Hartmann, para citar os principais. Para tal, foram observados os trabalhos de Schöenberg, Carla Ginez, Nestor de Souza, Kandinsky, entre muitos outros, para a discussão sobre arte e expressão lúdica pelo uso da linguagem artística através do som e imagem. Com isso, percebemos a importância de programas voltados para a educação musical e o processo de ensino para crianças e jovens. A música e a arte são amplamente discutidas e estudadas, e possuem características próprias que integram e compõem o campo da arte.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.