A construção da identidade vocal de cantora lírica na Fames/ES:

considerações sobre a diversidade e o cuidado na classificação da voz soprano

Autores

  • Lucimara Viana Teixeira Faculdade de Música do Espírito Santo Maurício de Oliveira (FAMES)
  • Izaura Serpa Kaiser Faculdade de Música do Espírito Santo Maurício de Oliveira (FAMES)

Palavras-chave:

Cantora lírica soprano, Cuidados na classificação vocal, Treino vocal, Voz com volume e projeção

Resumo

A pesquisa investigou a construção da identidade vocal de cantora lírica soprano, no seu processo de classificação vocal. Neste trabalho, de cunho qualitativo, estudaram-se conceitos de Mangini e Silva (2013), Abi-Ackel (2012) e Behlau e outros (2005). No campo, foram aplicados questionários a cantoras líricas, professoras/ professores de canto e fonoaudiólogas da Faculdade de Música do Espírito Santo. Os resultados analisados indicaram dificuldades/lacunas durante o percurso de formação das cantoras, tanto no conhecimento de repertório apropriado à sua voz, quanto no amadurecimento de sua expressão lírica; também apontaram que a responsabilidade/ o cuidado pela classificação vocal cabe ao professor de canto, assessorado pelo fonoaudiólogo, possibilitando um direcionamento coerente para a saúde vocal da cantora lírica. Concluímos que, quanto mais dedicação da cantora ao estudo de sua voz e treino de forma correta, conseguirá maior resistência, podendo alcançar melhor projeção e volume de som no canto lírico.

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Publicado

2024-09-03