Aprendizado musical de adultos:
experiências em espaços particulares sob a perspectiva andragógica
Palavras-chave:
Aprendizado musical de adultos, Motivação, Experiências de vida, AndragogiaResumo
Pretende-se investigar, em interface com os princípios da Andragogia, as possibilidades de aprendizagem de música pelo adulto, a partir dos 30 anos de idade, matriculados em escolas particulares de música, na Grande Vitória/ES. De cunho qualitativo, a pesquisa contempla conceitos de Martins (2013), Cunha e Campos (2013) e Cirino (2015). No campo, aplicação de questionários aos diretores, aos professores e aos alunos de cinco instituições de ensino musical. Os resultados parciais indicam que a escolha consciente e determinada do adulto por aulas de música facilita o aprendizado; que sua motivação advém de valores intrínsecos e que suas experiências de vida contribuem para assimilação dos conteúdos musicais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.