Interculturalismo e educação musical
Palavras-chave:
Educação musical, Interculturalismo, Multiculturalismo, Sociedade pluricultural, GlobalizaçãoResumo
Este artigo analisa as relações entre educação musical, multiculturalismo e interculturalismo em um mundo globalizado, o papel da educação musical nesta perspectiva e os desafios que temos para promover processos educativo-musicais informados pelo interculturalismo. A educação musical intercultural apresenta uma grande complexidade e faz com que passemos a repensar os diferentes aspectos e componentes da cultura na educação musical. Isso gera questões radicais que têm relação com o papel da educação musical hoje. Todos os professores de música estão convidados a repensar suas teorias e suas práticas a partir dos desafios que a educação musical intercultural nos coloca. Procura-se, também, neste artigo, apontar para a sociologia e para a antropologia como fundamentação de práticas e políticas pedagógico-musicais, levando em conta os aspectos do cotidiano e do relativismo, da cultura e da identidade, aceitando e aderindo as culturas populares, ou seja, a música popular, bem como as tradições de outros povos e culturas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.