Outras epistomologias:

Práticas musicais e diversidade cultural nos candomblés Ketu-Nagô no Rio de Janeiro

Autores

  • Edilberto Fonseca Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

Candomblé, Música Afro-brasileira, Etnomusicologia

Resumo

Neste artigo, pretendemos tratar as práticas musicais presentes nos complexos culturais do candomblé Ketu-Nagô na cidade do Rio de Janeiro, compreendendo esses espaços como territórios de acolhimento de práticas ligadas a outras formas e modalidades de saberes epistemológicos diversos daqueles cultivados hoje no âmbito acadêmico. Metodologicamente apoiado pela etnografia de alguns dos "terreiros-comunidades", este estudo pretende trazer contribuições para um debate mais qualificado tanto em relação ao conceito de "nação" dentro desses candomblés quanto ao alcance epistemológico da categoria "música" nesses contextos culturais. Este estudo tem como objetivo central a descrição de algumas das principais práticas rítmicas e vocais presentes nesses candomblés, a partir do esboço de um amplo panorama do repertório musical. O objetivo principal aqui é discutir aspectos do repertório musical face aos seus contextos rituais de ocorrência, propondo inserir essas questões no atual debate acadêmico sobre música.

Downloads

Publicado

2024-10-01