Sobre diversidade musical e estudos de música:
Anotações no trânsito entre etnomusicologia e educação pública
Palavras-chave:
Diversidade musical, Desigualdade social, Música e educação pública brasileiraResumo
O ensaio reúne comentários da literatura e anotações de encontros acadêmicos e do cotidiano universitário, a fim de retomar o tema recorrente da diversidade em música. Para teorizar sobre diversidade em contexto educacional e trabalhar com suas implicações — éticas, estéticas, políticas, epistêmicas — argumenta-se que ele é inseparável de um fator de desigualdade social. Considera-se que, na atividade curricular, uma centralização em torno de poucos saberes práticos é persistente e reproduz desigualdades na medida em que se excluem do estudo outros saberes e sensibilidades, outras histórias de prática sonora. Em caráter de introdução ao tema, e tendo em vista a leitura e análise com estudantes universitários de artes e humanidades, o texto faz referência à algumas ideias “clássicas” e contemporâneas, em etnomusicologia, assim como em debates sobre o trabalho educativo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.