Música Guarani:
mitos, sonhos, realidades
Palavras-chave:
música, identidade, educaçãoResumo
Este projeto de pesquisa situa-se no âmbito das atuais reflexões sobre música, educação e cultura, focalizando o trabalho relativo à música Guarani, desenvolvido por professores indígenas com as crianças das aldeias Boa Esperança e Três Palmeiras, no município de Aracruz. O estudo tem como um dos seus objetivos centrais investigar os processos pelos quais as crianças das aldeias Três Palmeiras e Boa Esperança têm aprendido as músicas de seu povo, incluindo nessa investigação uma reflexão sobre o papel do professor indígena na articulação entre a preservação de sua cultura e a irreversível influência da cultura de massa na vida dos aldeados. O referencial teórico constitui-se das reflexões desenvolvidas nas áreas da Arte-educação, da Cultura - baseando-se na ideia de entrelugar proposta por Bhabha, da Educação Escolar indígena e da Etnomusicologia. A questão do lugar do professor indígena frente às realidades culturais será o ponto de encontro entre essas áreas do conhecimento. Como aporte metodológico, percebe-se a identificação com a pesquisa qualitativa e, mais especificamente com o estudo de caso do tipo etnográfico.