Possibilidades de análise rítmica a partir da Cartilha Rítmica para piano de Almeida Prado:
uma análise introdutória de três exercícios.
Palavras-chave:
Almeida Prado, Cartilha Rítmica, Ritmo no século XXResumo
O presente artigo apresenta a análise de três peças da Cartilha Rítmica Para Piano de Almeida Prado: Mudanças de compassos; Valsa em quatro andamentos; Diferentes articulações. Tal cartilha, composta por Almeida Prado e organizada por Sara Cohen e Salomea Gandelman apresenta uma série de exercícios para piano onde o estudante é introduzido, de maneira didática, a aspectos da linguagem composicional própria do século XX. Em nosso trabalho apresentamos uma possibilidade introdutória de análise rítmica, fundamentada em autores como LESTER (1986); HASTY (1981); WINOLD (1975); e em nossas próprias intuições musicais. A partir de tais análises, concluímos que o estudo de questões rítmicas próprias da música, pode servir como fonte de discussões e reflexões que ampliam as possibilidades de escuta e performance musical. Neste sentido a Cartilha Rítmica Para Piano de Almeida Prado configura-se como relevante instrumento de estudo e pesquisa para pianistas e músicos interessados nestes aspectos.