Formação continuada com os professores de musicalização infantil:

Momentos de reflexão e de ação

Autores

  • Alba Janes Santos Lima Faculdade de Música do Espírito Santo Maurício de Oliveira (FAMES)

Palavras-chave:

formação continuada, musicalização infantil, pesquisa-ação

Resumo

O artigo apresenta os resultados da formação continuada realizada pela autora com nove professores do Departamento de Musicalização Infantil da Faculdade de Música do Espírito Santo - FAMES. Nos encontros se tratou dos seguintes temas: abordagens de desenvolvimento e aprendizagem segundo Piaget e Vygotsky, diversidade e cotidiano escolar, educação inclusiva além da própria formação continuada e suas fundamentações. Foram utilizados os procedimentos metodológicos da pesquisa-ação. A análise foi baseada nos dados coletados através de questionário, diário de campo e entrevistas semiestruturadas, em que se buscou fazer uma escuta sensível junto ao grupo. Após um ano de encontros, os resultados superaram as expectativas. De acordo com a pesquisa, houve uma ampliação do conhecimento na área de educação e a compreensão da importância de formações de tal tipo.

Downloads

Publicado

2024-05-07