Gostosuras, bichos pavorosos e bobices em torno do ensino de literatura e da leitura literária:
Eles valem também para a educação musical?
Palavras-chave:
Leitura literária, Ensino de literatura, Educação básica, Formação de professoresResumo
O trabalho visa a contribuir com o trabalho com o texto literário na educação básica; para tanto, no primeiro momento, realiza uma defesa da leitura de literatura e de sua vivência e seu ensino; no segundo momento, traz contribuições didático-metodológicas para os professores; por fim, nas considerações finais, pontua a urgência de: desmitistificação da literatura como inacessível; diversificação dos gêneros e das épocas selecionados para leitura; aproximação entre textos canônicos e não canônicos; incorporação das contribuições teóricas mais recentes às discussões realizados no espaçotempo escolar e aos materiais didáticos; banimento da fragmentação e da descontextualização das obras literárias verificadas nos materiais didáticos; diversidade de leituras em contextos não-escolares; valorização do papel do leitor; diversificação de estratégias de reatualização intersemitótica dos textos; construção de análises comparativas em perspectivas intertextuais; desvinculação da leitura literária de práticas repetitivas e enfadonhas tais como o preenchimento de fichas e de produção de resumos; valorização do percurso de leituras dos alunos; aproximação com os circuitos locais de leitura e produção de literatura; consideração das escolhas pessoais; e vivência de outros suportes diferentes do papel e do livro.