A música popular brasileira eletrônica de César Camargo Mariano e Prima:

Hibridismo ou tradição?

Autores

  • Alexei Figueiredo Michailowsky Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Música popular brasileira, Música popular eletrônica, Hibridismos musicais, Tradição musical

Resumo

Em 1984, o tecladista César Camargo Mariano propôs a inserção de instrumentos musicais eletrônicos interligados via MIDI num repertório de MPB instrumental com o Projeto Prisma, que estendeu-se por trinta meses compreendendo dois LPs e duas turnês nacionais. Seu aspecto principal era a mistura de elementos brasileiros com estéticas pop globais eletrônicas, sobretudo pelo uso de novas timbragens. Todavia, o contato com as máquinas levou os participantes a trilhar novos caminhos, o que permite indagar se essas misturas e produtos estariam em um território previamente constituído ou numa zona intermediária caracterizada pela multiplicidade. Este último caso corresponde ao conceito de produto cultural híbrido. Considerando que existem apenas tradições culturais estáveis e não culturas puras, este trabalho propõe um conceito de hibridismo a partir da interseção de diversos textos e investiga a existência de um possível estado híbrido na música do Prisma.

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Publicado

2024-05-07