As demandas corporais do fazer musical e suas implicações para pedagogia do instrumento
Palavras-chave:
Música, Educação, Consciência corporalResumo
Esse trabalho propõe uma reflexão sobre as demandas corporais no fazer musical, reunindo achados da dissertação de mestrado da autora e de alguns estudos científicos sugerindo algumas implicações para pedagogia do instrumento. Foram avaliados oito flautistas profissionais da cidade de Salvador, Bahia, em testes de aptidão física e respostas fisiológicas a duas performances na flauta. As performances foram registradas em áudio e analisadas em amplitude e parciais sonoros. Os resultados mostraram que os valores de esforço físico após as performances foram significativamente alterados se comparados aos de repouso. Estima-se que em uma hora de prática o gasto seja comparado ao de uma sessão de uma hora de musculação em indivíduos treinados. Amplamente, os achados sugerem que o conhecimento das demandas corporais contribui para a consciência corporal de músicos, sejam estudantes, profissionais da performance ou da educação musical, deslocando-os para um mundo pensado por eles com seus corpos.