O ensino de violão:

Do modelo à mudança

Autores

  • Ricardo Alexandre de Melo Arôxa Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave:

Ensino de violão, Ensino de instrumento musical, Práticas pedagógicas

Resumo

O ensino de instrumento em nível profissional tem sido considerado um desafio por várias questões, entre elas, minimizar influências negativas do modelo "conservatorial" a favor de uma formação musical mais holística de que demanda o mercado de trabalho. Dentre as competências necessárias a esse mercado está o conhecimento de uma pluralidade de gêneros, estilos de música, saber lidar com prazos e perfis de instrumentista e os já requeridos conhecimentos técnico-musicais inerentes à comunicação de sua arte. O presente trabalho constitui-se um recorte de pesquisa de mestrado em Educação Musical e se propõe a discutir práticas pedagógicas presentes no ensino de instrumento em geral e no ensino sistemático do violão. Como resultado percebemos que o modelo "conservatorial" tem sido adaptado aos poucos, em suas características negativas, através de práticas pedagógicas que priorizam a contextualização do ensino do qual o aluno é simbolizado como indivíduo cada vez mais ativo no seu aprendizado.

Downloads

Publicado

2024-05-08