Projeto Orquestra de Violões nas Escolas:

Uma experiência de ensino coletivo de instrumento nas escolas da rede pública estadual de ensino do Espírito Santo

Autores

  • Victor Matos de Oliveira Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Violão, Ensino coletivo, Orquestra de violões, Musical

Resumo

Este artigo faz parte de uma pesquisa de mestrado em fase inicial e propõe-se a investigar quais têm sido os resultados musicais alcançados por meio de ensino coletivo de instrumento - violão -, nas escolas da rede pública estadual de ensino do Espírito Santo, desenvolvido através do projeto "Orquestra de Violões nas Escolas". Há duas questões a serem observadas pelo pesquisador durante o processo de realização deste trabalho. Primeiro, quais são os benefícios do ensino/aprendizagem coletivos de um instrumento e prática musical em conjunto? E depois, de que maneira a execução de um repertório de interesse dos alunos pode contribuir para a motivação no processo de ensino-aprendizagem? Acreditamos que respondendo essas questões poderá chegar-se-á a conclusões que contribuam para a consolidação do ensino coletivo e para implementação do ensino de música nas escolas de educação básica.

Downloads

Publicado

2024-05-13