Tinhorão, mito fundador e autenticidade na música colonial brasileira

Autores

  • Baltazar Astoni Sena Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

Tinhorão, Música colonial, Jesuítas, Autenticidade, Sociologia da Música

Resumo

Este artigo pretende traçar um paralelo entre uma música colonial "autêntica" de uma "inautêntica" segundo o historiador da música brasileira José Ramos Tinhorão. Para essa empreitada utilizaremos um recorte histórico, o primeiro século de colonização do território brasileiro. Do ponto de vista das estruturas sociais procuraremos nas estruturas da Companhia de Jesus os elementos para serem comparados dentro dessa perspectiva do autor. Assim trabalharemos dois momentos distintos, o primeiro um encontro entre culturas "autêntico" manifesto na carta de Pero Vaz de Caminha e do outro lado, uma manifestação cultural "inautêntica" manifesta a partir dos colégios jesuíticos, e particularmente nos meninos órfãos que vieram de Portugal para o que viria a ser o Brasil.

Downloads

Publicado

2024-05-13