Potencialidades socioeducacionais da música:
Um panorama de oficinas de música com adolescentes em liberdade assistida
Palavras-chave:
Vulnerabilidade e exclusão social, Medidas socioeducativas, Música e tribos urbanas, Intervenção socialResumo
A pesquisa pretende examinar o suporte que a música oferece aos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas no CREAS de Maruípe e Bento Ferreira, bairros da Grande Vitória, e na Unidade do Centro de Vitória/ES, considerando suas dificuldades psicossociais e vivências. A investigação, de caráter qualitativo, envolverá pesquisa teórica e de campo, através de interrogações aos adolescentes e educadores sociais. Os resultados parciais indicam vivências musicais através do funk, pagode e reggae, em seus grupos de identidade cultural, configurando-se como uma alternativa salutar para possíveis intervenções do educador musical a menor em conflito com a lei - uma temática real nos dias de hoje.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.