Estudo do violino na Fames:

Uma abordagem afetiva nos processos de ensino e aprendizagem

Autores

  • Isley Kiepper Faculdade de Música do Espírito Santo Maurício de Oliveira (FAMES)
  • Izaura Serpa Kaiser Faculdade de Música do Espírito Santo Maurício de Oliveira (FAMES)

Palavras-chave:

Processo ensino-aprendizagem, Estudo do violino, Motivação, Ambiente afetivo

Resumo

O trabalho investigou os processos de ensino-aprendizagem que contribuem para um constante interesse de alunos - iniciantes até egressos dos curso da Fames - oportunizando um desenvolvimento/aprendizado integral e prazeroso no estudo do violino. De cunho qualitativo, a pesquisa foi teórica e de campo, com aplicações de questionários a alunos de Musicalização Infantil e seus pais, alunos do Curso de Formação Musical e do Bacharelado, alunos egressos e professores de violino da instituição. Os resultados revelaram ser essencial/indispensável construir uma relação significativa entre professor-aluno e mostraram aos pais mudanças positivas de valores na vida de seus filhos. Concluímos que o professor, através do afeto, necessita desenvolver formas de comunicação e de convivência saudável, estimulando e enriquecendo o processo de aprendizagem do violino pelo aluno.

Downloads

Publicado

2024-06-13