Bandas escolares:
Um estudo sobre as motivações que impulsionam o adolescente a integrar as bandas de música
Palavras-chave:
Banda escolar, Motivação, Metodologia de ensino, Benefícios pessoaisResumo
O trabalho irá investigar as razões que levam adolescentes do ensino fundamental a ingressar e permanecer nas bandas escolares. A pesquisa, de caráter qualitativo, se constituirá de análise bibliográfica e de campo - em três escolas da rede municipal de Viana/ES no Projeto Banda Marcial -, com aplicação de questionários a alunos e professores, bem como entrevista a dois alunos de cada grupo e seus respectivos pais/responsáveis. Os resultados parciais denotam que a permanência dos alunos nas bandas está relacionada aos vínculos afetivos que se estabelecem entre os seus componentes; inclusive com o maestro. Os pais reconhecem os benefícios pessoais e sociais proporcionados pelo ensino musical aos seus filhos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.